
Limpeza energética da casa: quando e como fazer
Share
A casa é muito mais do que o espaço físico onde se vive. É um reflexo do nosso estado interior e, ao mesmo tempo, um campo que absorve e guarda emoções, pensamentos e acontecimentos que ali ocorrem. Com o tempo, a energia do lar pode tornar-se densa, pesada ou simplesmente desconfortável, mesmo sem uma razão aparente.
Aqui partilhamos alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma limpeza energética, bem como sugestões práticas e naturais para realizar esse processo com consciência e intenção.
Quando fazer a limpeza energética?
- Sempre que se mudar para uma nova casa;
- Sensação de peso ou desconforto quando entra em casa;
- Problemas na canalização ou eletricidade;
- Plantas que morrem ou não se desenvolvem, mesmo com os cuidados certos;
- Cansaço constante, insónias, discussões frequentes sem motivo aparente;
- Objetos que caem frequentemente, que se partem ou desaparecem;
- Todos os meses deverá fazer uma limpeza energética, ainda que não seja muito profunda.
Estes sinais por si só podem não significar nada de mais. No entanto, quando vários se manifestam em simultâneo (sem causa evidente) é possível que o ambiente esteja a precisar de ser energeticamente renovado.
Antes de iniciar qualquer limpeza energética, é essencial que o espaço esteja fisicamente limpo. Limpar o pó, arejar as divisões, organizar objetos e desapegar-se daquilo que já não tem utilidade são passos fundamentais. A energia também se estagna na desorganização e no excesso e é muito importante desapegar de roupas e objetos a que já não dá uso: recicle, doe, reutilize. Liberte o seu espaço.
Simultaneamente, recomenda-se que a pessoa que irá realizar a limpeza se encontre centrada. Um pequeno momento de meditação, uma respiração consciente ou a utilização de cristais de proteção podem ser boas formas de se preparar para esta prática.
Elementos naturais que auxiliam a limpeza energética:
Não é necessário recorrer a práticas complexas. Com elementos simples e naturais, é possível renovar a energia do lar:
1. Defumação:
Utilize sálvia branca, pau santo, alecrim ou incenso natural. Percorra cada divisão com o defumador aceso, com intenção de purificação e transmutação da energia.
2. Sal grosso:
Pode ser colocado em copos com água nos cantos das divisões.
3. Cristais:
A turmalina negra, a selenite e a ametista são excelentes aliados. Podem ser posicionados em pontos estratégicos da casa, como entradas, centro do lar ou divisões mais densas. Também deverá ter determinados cristais em sítios específicos da sua casa, de acordo com o Feng Shui (saiba mais sobre o assunto aqui ou envie e-mail para agendar a sua análise).
4. Óleos essenciais:
Adicionar algumas gotas de óleos essenciais como lavanda, alecrim ou sálvia à água da limpeza do chão, ou vaporizar no ar um spray preparado para o efeito (conheça aqui os nossos Home Sprays).
5. Velas:
No final, acender uma vela com intenção é uma forma simbólica e poderosa de trazer luz para o ambiente. A chama representa transmutação e presença. Conheça aqui as nossas velas.
Limpar com intenção: a energia segue o pensamento
Mais importante do que os elementos utilizados, é a consciência com que se realiza a limpeza. A energia responde à intenção. Durante o processo, pode visualizar uma chama violeta no teto, transmutando qualquer energia densa em luz e harmonia.
Ao finalizar, recomenda-se um momento de gratidão. Sentar-se, respirar, observar o silêncio e agradecer pela transformação que se iniciou.
Cuidar da casa é também cuidar de si
A casa é o primeiro espaço de acolhimento. Quando o ambiente está harmonizado, a mente acalma-se, o corpo relaxa e a intuição flui com maior clareza.
Integrar a prática da limpeza energética na sua rotina de forma regular ou sempre que sentir necessidade é um gesto de autocuidado. É um convite a manter o equilíbrio, não apenas à sua volta, mas dentro de si.